Motivação dos Alunos nas Aulas de Educação Física

 



Motivação dos Alunos nas Aulas de Educação Física: Estudo Comparativo entre Alunos do Sexo Masculino e Feminino da Escola Secundária 29 de Setembro da Cidade de Maxixe, 2019.



Resumo

A motivação é um factor psicológico que está relacionado à actividade física, seja no aspecto da aprendizagem ou do desempenho. As teorias motivacionais oferecem bons subsídios para analisar alguns aspectos psicológicos inerentes à aula de Educação Física. O estudo tem como tema: Motivação dos Alunos nas Aulas de Educação Física: Estudo Comparativo entre Alunos do Sexo Masculino e Feminino da Escola Secundária 29 de Setembro da Cidade de Maxixe, 2019. Objectivo: Analisar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física na Escola Secundaria 29 de Setembro. O estudo caracteriza-se como quantitativo explicativo, que teve por objectivo, analisar a motivação nas aulas de Educação Física na Escola Secundaria 29 de Setembro. Neste estudo procurou-se conhecer os aspectos mais importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca na Educação Física escolar e comparar a motivação entre os alunos do sexo masculino do feminino, cuja questão colocada é: Quais os factores que concorrem na motivação nas aulas de Educação Física escolar? A amostra do estudo, foi aleatória, constituída por 92 alunos, dos quais 46 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, com idades compreendidas entre 16 a 19 anos. A ficha de recolha de dados foi feita obedecendo o questionário de KOBAL (1996), constituído por duas questões, a saberː participação e o gosto pelas aulas de Educação Física. Os dados foram tratados através da metodologia quantitativa pelo que se recorreu à estatística descritiva. Os resultados obtidos evidenciaram na análise descritiva que os alunos estão intrinsecamente e extrinsecamente motivados para as aulas de Educação Física escolar. Deste modo, na motivação extrínseca, revelam resultados elevados de concordância com os itens que se enquadram com as notas, a integração na turma e o estar com os amigos. Na motivação intrínseca valorizaram o gosto, o interesse, o prazer, o envolvimento e empenho nas actividades. Entretanto, verifica-se que os resultados de concordância são superiores nos alunos do sexo masculino, tanto na motivação intrínseca, como na motivação extrínseca. Os resultados obtidos da análise comparativa, revelam diferenças significativas entre os alunos em função do sexo na questão referente ao motivo do gosto das aulas de Educação Física na motivação extrínseca. Com base nas respostas obtidas se confirma a primeira hipótese segundo a qual “Os factores intrínsecos e extrínsecos concorrem na motivação nas aulas de Educação Física escolar” pois os dados obtidos mostram que os alunos estão motivados intrinsecamente e extrinsecamente nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Motivação; Educação Física; Sexo.

Baixar monografia completa

Enviar um comentário

0 Comentários